domingo, 12 de agosto de 2012

CALEIDOSCÓPIO

Museu de Grão Vasco

Exposição Individual
19 de Maio a 30 de Setembro de 2012
curadoria José Bragança de Miranda


In Between 
quatro pinturas instaladas nos patamares das escadas de acesso aos pisos -1, 1 e 2


Vista da pintura In between I, 2012, óleo s/tela, 193x159cm
instalada nas escadas de acesso ao piso -1





Vista da pintura In between II2012, óleo s/tela + moldura, 150x150cm 
instalada nas escadas de acesso ao piso 1




Vista da pintura In between III, 2012, óleo s/tela + molduras, 193x70cm + 193x100cm
 instalada nas escadas de acesso ao piso 1





Vista da pintura In between IV, 2012, óleo s/tela, 193X159cm
instalada nas escadas de acesso ao piso 2



«(...) Caleidoscópio, de origem grega, σκοπέω (scopeο), "observar ou ver", είδος (eidos), "imagem ou forma", e καλός (kalos), "harmoniosa, bela", torna-se um convite a olhar para algo aparentemente estático, mas que permite múltiplos discursos e abordagens. Este é, aliás, o verdadeiro objectivo da apresentação da exposição/instalação de Rui Macedo, patente nas salas de exposição permanente do Museu: o convite ao olhar, vezes sem fim, para o conjunto, para a obra e para o detalhe (físico ou simbólico), das grandes obras de arte do passado. (...)»

Excerto do texto de catálogo Caleidoscópio e o Museu de Grão Vasco de Sérgio Gorjão.



Equilibrium
Sala Figurações do sagrado e estética do Barroco


Vista da pintura Equilibrium, 2012, óleo s/tela, 142x110cm
instalada na Sala Figurações do sagrado e estética do Barroco




 Com segredo
Sala Da função à ornamentação


Vista parcial da Sala Da função à ornamentação onde está instalada Com segredo, da qual se vê Natureza-morta #15, 2011, óleo s/tela, 33x45cm, uma das três pinturas que compõem a instalação nesta sala.



Para «Além da morte» 
Sala Além da morte


Vista parcial da Sala Além da morte onde está instalado o díptico Para «além da morte» 
2010, óleo s/tela, 220x77cm + 220x77cm



Cabinet d´amateur 
Sala pintura portuguesa do séc. XIX-XX


Vista parcial da instalação Cabinet d´amateur na Sala pintura portuguesa do séc. XIX-XX 




«A instalação submerge por completo as obras pertencentes ao Museu de Grão Vasco cuja disposição na sala precedia as que, incorporadas na intervenção de Rui Macedo, recriam agora o modelo expositivo próprio de um cabinet d’amateur. O ponto de partida desta instalação poderá ser, precisamente, a apresentação de algumas referências de destaque na pintura portuguesa dos séculos XIX e XX, segundo este registo específico de organização museológica. A intervenção de Rui Macedo assenta num princípio de camuflagem e distorção do conceito original. O resultado constitui assim um desafio multifacetado, do mesmo modo que, nesta tipologia específica de apresentação de obras (o cabinet d’amateur), se misturam, tanto a função enciclopedista do Museu (que pretende reunir numa sala todas as obras de uma mesma época), como a mera afectividade e gosto pessoal do coleccionador ou, ainda, o panorama de determinado género de pintura e a sua evolução em diferentes épocas (a paisagem, a natureza-morta, o retrato, os costumes, etc.). Sendo que este tipo de disposição expositiva se desenvolve sob o que actualmente se considera um exagero desordenado de acumulação, será pois de assumir estarmos perante um dispositivo de desierarquização; assim, são também as obras do artista (num total de setenta, que agora é preciso localizar) que se institucionalizam, a par dos pintores consagrados que, contaminados pelo arrojo e profusão de transgressões aos cânones históricos, são convocados à instalação de Rui Macedo. Mas são várias e dissonantes as indicações sobre o artista (que, como o núcleo inicial do Museu, poderá não ter um só autor), tal a diversidade de gramáticas heteronomistas e abordagens técnicas agora introduzidas, as quais, todavia, respeitam as grandes linhas temáticas, seguidoras de um repositório de géneros históricos da Pintura secularmente definido e prosseguido. A sensação da transgressão dos padrões da Pintura (pinturas que rompem a tela, incluindo a sua moldura, molduras invertidas ou semi-cortadas, bem como a disposição irregular de outras obras que se parecem afundar no pavimento), constitui apenas um dos artifícios (caleidoscópicos, diríamos) que Rui Macedo (juntamente com um improvável e intempestivo grupo de enérgicos pintores) deixou na sua passagem.»

Excerto do texto de catálogo Caleidoscópio, Rui Macedo no Museu de Grão Vasco de Miguel Caissotti.





Vista parcial da instalação Cabinet d´amateur na Sala pintura portuguesa do séc. XIX-XX




Vista parcial da instalação Cabinet d´amateur na Sala pintura portuguesa do séc. XIX-XX




Vista parcial da instalação Cabinet d´amateur na Sala pintura portuguesa do séc. XIX-XX




Vista parcial da instalação Cabinet d´amateur na Sala pintura portuguesa do séc. XIX-XX




 A partir do Retábulo de Grão Vasco para a Sé de Viseu
Sala do Retábulo


Vista parcial da instalação A partir do Retábulo de Grão Vasco para a Sé de Viseu
 Sala do Retábulo




Vistada instalação A partir do Retábulo de Grão Vasco para a Sé de Viseu
 Sala do Retábulo





Vista parcial da instalação A partir do Retábulo de Grão Vasco para a Sé de Viseu
 Sala do Retábulo




 João e Beatriz - Retratos de dois desconhecidos
Sala Contemporâneos de Grão Vasco


Vista parcial da Sala Contemporâneos de Grão Vasco com a instalação João e Beatriz - Retratos de dois desconhecidos





Beatriz, 2012, óleo s/tela, 140x175cm



 Variação de «A árvore da vida»
Sala Grão Vasco 


Vista parcial de Variação de «A arvore da vida»
 2010-2012, óleo s/tela, 315x250cm, instalada na Sala Grão Vasco 


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