quarta-feira, 24 de junho de 2009

Immagini speculare - Galeria Reflexus Arte Contemporânea

Exposição individual, 6 de junho a 27 de Junho, Porto


Immagini speculare - Vista de Interior, 2009, óleo s/tela, 155x155cm



Immagini speculare - Framed Landscape, 2009, óleo s/tela, 110x136cm



Vista da exposição

Immagini speculare - Instalação de pintura de Rui Macedo


Rui Macedo apresenta na Galeria Reflexus uma instalação pictórica composta por três pinturas a óleo sobre tela. Partindo dos géneros clássicos pictóricos e articulando-os com o conceito literário mise en abîme, o pintor propõe uma Natureza-morta intitulada Framed Still-life e uma paisagem, Framed Landscape, destacadas pelo tromp l´oeil de uma moldura preta, e ainda uma Cena de Interior onde as pinturas emolduradas (re)aparecem num contexto íntimo reequacionando o espaço do observador ao abrir o jogo do reconhecimento.
Porque toda a pintura exibe um ponto de vista seleccionado, a investigação ao redor da moldura implica questões de ordem conceptual.
Consequência de um close up do espaço público para o espaço privado, do olhar contemplativo que transforma a natureza em paisagem para a retracção do campo visual que se dá no espaço circunscrito da casa habitada, aqui, de forma inquietante, a Cena de Interior mostra-se potencialmente expansiva, uma vez que não há uma moldura pintada a sublinhar os limites da tela e, justamente por isso, é possível projectar o seu desenvolvimento para lá desse limite. Verifica-se exactamente o oposto com Framed Landscape onde a moldura acentua os limites da pintura e coexiste com a presença de uma mira fotográfica colocada no centro geométrico do rectângulo pintado para simular um olhar explicitamente mediado. Um infinito exercício de enquadramentos ao qual o olhar do espectador não escapa (nem deseja escapar) é, neste caso, igualmente metáfora para o conceito mise en abîme, onde o eternamente repetido é reconhecido na/pela repetição e nessa repetição se fundamenta o sentido da instalação.

Margarida Prieto
Lisboa, 04 de Junho de 2009

Sem comentários: